PAP-microcontroladores PIC

Thursday, March 30, 2006

Soldadura dos componentes do programador

Agora vem o processo de soldadura dos componentes, um processo minucioso, que tem se ser feito com muita calma e atenção para garantirmos soldaduras impecáveis e de qualidade.



Esta foto mostra-nos uma estação de soldar de alta qualidade, é também a que se vai utilizar neste processo de soldadura, visto que com ela obtemos boas soldaduras.


Confirmando todos os componentes e ligações nos esquemas colocamo-los devidamente na sua posição e soldamo-los.

Considero que este processo seja demorado, porque para cada componente que se solda há uma série de fases que têm de ser feitas.

Estas duas fotos mostram a placa do programador praticamente concluída, restando só soldar o “socket-28 pinos”, porque ainda não o consegui obter.

Friday, March 24, 2006

criação da placa real do programador modificado



Nesta foto vemos uma ençoladora que serve para sensibilizar o verniz fotosensível da placa de circuito impresso. O processo é simples, pomos o acetato sobre a placa de circuito impresso e colocamo-la dentro da ençoladora, esta por sua vez vai sensibilizar to o verniz fotosensível excepto aquele que esta coberto pelas pistas negras do acetato.



Depois da placa de circuito impresso estar sensibilizada, passamo-la pela primeiro tanque, que contem uma solução aquosa de soda caustica de aproximadamente 20%, que serve para extrair todo o verniz sensibilizado, e deixar todo verniz que estava coberto pelo acetato.


A foto abaixo mostra-nos a placa com o verniz sensibilizado, pronta para passar para o segundo tanque, como se mostra a seguir.


Posteriormente passamo-la para o segundo tanque, que contem percloreto de ferro, que serve para extrair toda o cobre, que não estava protegido pelo verniz, deixando só aquele que estava coberto pelo verniz que não foi sensibilizado.


Estas duas fotos apresentam-nos a placa finalizada, embora a segunda contenha já uma camada de verniz protector, este serve para as pistas de cobre não oxidarem, e também para garantir melhores soldaduras.

Thursday, March 23, 2006

Programador modificado

Aqui temos então o esquema do programador já com o microcontrolador alterado. Uma tarefa que se fés rapidamente.


Uma tarefa não tão veloz, foi o desenvolvimento da nova placa porque pretendia-se fazer-se a placa com as pistas a 30 milímetros, espaçamentos a 20 milímetros, e com os componentes um pouco apertados, o que se torna dificil.



Depois de algumas tentativas fracassadas, finalmente a placa totalmente elaborada, já com os preenchimentos das zonas vazias pronta para ser feita aplaca real.

Thursday, March 16, 2006

Grande Imprevisto

Ao ter a placa totalmente concluída, pronto para soldar os componentes, deparei-me com um grande imprevisto, a largura do microcontrolador que possuía, não coincidia com a largura do microcontrolador, que o programa”eagle” tinha na sua base de dados.



Então a solução foi trocar nos esquemas do “eagle” o microcontrolador por um encapsulamento de um circuito integrado de 28 pinos, com a mesma largura.

Mas como no “eagle” o microcontrolador tinha esquematizado nos pinos o número, nome, e função, pensou-se em utilizar estes esquemas só para apresentação e o esquemas modificados com encapsulamento de ic de 28 pinos para a realização da parte pratica.

_________________________________________________________

Thursday, March 09, 2006

criação da placa real do programador


Agora vamos passar a criação da placa em termos físicos. Depois de termos o esquema da bord imprimido em acetato, vamos pólo com a placa de cobre e verniz fotosensível na ençoladora, passamo-la pelos tanques --------- e obtemos a placa com o nosso esquema.



E aqui temos a placa de circuito impresso do programador quase finalizada, mais alguns minutos e todo o cobre pretendido estará retirado, excepto aquele com que se quer ficar.


Thursday, March 02, 2006

Dimensionamento do programador


Na figura abaixo temos o esquema do programador, pronto para passar ao desenvolvimento da placa, como se vai ver a seguir.


Dimensionamento da placa

Tendo já pronto o esquema resta-nos agora organizar os componentes da melhor maneira tanto no aspecto como na localização para que seja fácil para o programa (eagle), a produção das pistas.

E importante referir que fazer uma placa de uma face só, é muito mais difícil e trabalhoso a sua produção no “eagle”, duque uma placa de dupla face, devido ao programa não conseguir interligar todas as pista, porque como utiliza uma só face da placa, as vezes alguns dos componentes ficam sem aceso possível.



Aqui temos o esquema da placa completo e pronto para imprimir e passarmos a concepção da placa real.