criação da placa real do programador modificado
Nesta foto vemos uma ençoladora que serve para sensibilizar o verniz fotosensível da placa de circuito impresso. O processo é simples, pomos o acetato sobre a placa de circuito impresso e colocamo-la dentro da ençoladora, esta por sua vez vai sensibilizar to o verniz fotosensível excepto aquele que esta coberto pelas pistas negras do acetato.
Depois da placa de circuito impresso estar sensibilizada, passamo-la pela primeiro tanque, que contem uma solução aquosa de soda caustica de aproximadamente 20%, que serve para extrair todo o verniz sensibilizado, e deixar todo verniz que estava coberto pelo acetato.
A foto abaixo mostra-nos a placa com o verniz sensibilizado, pronta para passar para o segundo tanque, como se mostra a seguir.
Posteriormente passamo-la para o segundo tanque, que contem percloreto de ferro, que serve para extrair toda o cobre, que não estava protegido pelo verniz, deixando só aquele que estava coberto pelo verniz que não foi sensibilizado.
Estas duas fotos apresentam-nos a placa finalizada, embora a segunda contenha já uma camada de verniz protector, este serve para as pistas de cobre não oxidarem, e também para garantir melhores soldaduras.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home